Toda Disciplina

Crase: o que é, quando usar e exercícios

Crase: o que é, quando usar e exercícios
O Toda Disciplina explica para você o que é e quando usar a crase. Foto: Arte/Toda Disciplina

Todo mundo certamente já teve ou têm dúvida quanto ao uso da crase. Colocar ou não és a questão.

Afinal, o que é crase e quando usa-lá? Fique tranquilo, que o Toda Disciplina irá neste artigo esclarecer as principais dúvidas quanto ao uso dela.

O que é a crase?

Em suma, a crase, representada pelo acento grave “à”, pode ser definida como a junção de dois fonemas vocálicos iguais (A+A).

Quando devemos usar a crase?

A crase deve ser colocada apenas no encontro de duas vogais idênticas e antes de uma palavra feminina determinada.

Deve-se usar a crase nas seguintes situações: no encontro da preposição “a” com o artigo feminino “a”, em contrações da preposição “a” com o pronome demostrativo, e na contração da preposição “a” com o “a” que incia os demostrativos aqueles, aquela, aquilo, aquelas.

Exercícios

No exemplo: Irei à escola – Irei àquela escola: deve-se usar a crase devido o verbo ir pedir a preposição “a” e o substantivo “escola” de o feminino “a”. Então, como nesse caso há o encontro de duas vogais idênticas e femininas (a + a) resulta na acentuação com “à”.

Usa-se crase na indicação das horas. Confira exemplos a seguir:

  • João chegará em Natal às 10h da manhã.
  • Cleide, Marina e Débora, que vêm de Fortaleza, chegou em Aracati ontem às 23h. Hoje, pela manhã, embarcaram em um ônibus rumo a Mossoró, devendo chegar lá às 9h.

Não se usa crase antes de palavras masculinas. Confira exemplos a seguir:

  • Eu acho Paulo muito bonito. Não diga isso à ele. Por anteceder uma palavra masculina (ele) nesse caso não usa-se crase.

Não se usa crase antes de nomes de cidades. Confira exemplos a seguir:

  • Iremos à João Pessoa. Por anteceder o nome de uma cidade, não usa-se crase. Entretanto, se o nome da cidade conter um adjunto, usa-se a crase, como conferimos no exemplo a seguir:
  • Chegamos em Natal nesta manhã. Amanhã, bem cedo, iremos à maravilhosa Tibau do Sul, conhecer a Praia da Pipa. Nesse caso, usa-se a crase pois o nome da cidade (Tibau do Sul) contém um adjunto (maravilhosa)
Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Graduando em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho de n° 2022/RN. É editor de conteúdos escolares e universitários do site Toda Disciplina desde maio 2019. Tem interesse em estudos sobre gênero, sexualidade., religiões de matriz africana e protestantes. Contato: paulo@todadisciplina.com.br

Artigo atualizado por último em:

1 Dúvida