![15 expressões que você deve evitar em textos acadêmicos [2025]](https://www.todadisciplina.com.br/wp-content/themes/newscrunch/assets/images/no-preview.jpg)
Efeito estufa: resumo, causas e consequências
O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém temperaturas atmosféricas dentro dos limites suficientes para a manutenção da vida dos seres vivos no planeta terra. A média dessa temperatura é de 15ºC.
Tal fenômeno está ligado com à retenção da energia solar por gases da atmosfera para, assim, manter aquecida a superfície do globo terrestre.
Saiba como funciona o fenômeno do efeito estufa
Uma explicação mais simples sobre o funcionamento desse fenômeno natural é que parte da energia solar que fica absorvida pela superfície terrestre é reemitida para a atmosfera, como ilustra a imagem abaixo.

Gases, como por exemplo o carbônico e o metano, presentes na atmosfera, absorvem parte dessa energia e reemitem de volta para à superfície.
Com esse processo, a temperatura média do planeta permanece estável, produzindo, assim, tal fenômeno.
Causas
Saiba as causas desse fenômeno
As principais causas do efeito estufa
Consequências
Saiba as consequências do efeito estufa
As principais consequências desse efeito é a desaparição de inúmeras espécies da flora e da fauna presentes na natureza, catástrofes naturais, além do derretimento das calotas polares.
- Catástrofes naturais: as catástrofes naturais incluem fenômenos como enchentes, furações, tufões e marremotos, que com o aumento elevado da temperatura do planeta terra, ficam mais propensos de ocorrer, causando grandes problemas para à população.
- Problemas para a fauna e flora: outra consequência do desse processo é a desaparição de espécies da flora e da fauna. Os curso naturais das correntes marítimas são alteradas devido o efeito estufa, provocando a extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos.
- Aquecimento global: fenômeno associado ao efeito estufa que aumenta a temperatura média da Terra. Essa certamente é a consequência mais conhecida e debatida.
Em 2012, o site de notícias G1 noticiou um alerta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que afirmara que a flora e fauna estavam mais ameaçadas na Mata Atlântica.
De acordo com o alerta, espécies de animais e de plantas localizadas na Mata Atlântica, são as mais ameaçadas de extinção, segundo levamento do órgão.
Publicar comentário