
A origem e história do Cristianismo: origens, expansão e divisões

A origem e história do Cristianismo
A história do Cristianismo começa em plena expansão do Império Romano, com o profeta chamado Jesus e geralmente é contado pelos Evangelhos – pois outras fontes são escassas – e, segundo eles, Jesus foi batizado aos 30 anos, pelas mãos de João Batista.
Foi daí que começou a pregar a igualdade entre os homens, o perdão e o amor ao próximo. As autoridades religiosas judaicas não aceitaram Jesus como o Messias e sequer aceitaram o fato de que um homem de origem humilde pregasse alguma religião.
No final das contas, Jesus acabou crucificado. O cristianismo contínuo a ser tratado como algo ruim e a perseguição contínua.
Mesmo com a morte de Jesus, uma religião contínua e cada vez mais forte, pois ele disse aos seus apóstolos para espalharem o Cristianismo pelo mundo e foi o que fez, divulgando-o principalmente entre as camadas mais populares.
Em Roma, só foi aceita após o ano de 313, quando o imperador Constantino se converteu à religião e concedeu liberdade de culto ao povo, que antes escondia-se em catacumbas para as reuniões. Essa decisão de Constantino ajudou a doutrina a espalhar-se por todo o império.
Os rachas na religião
Algumas situações históricas acabaram dividindo o Cristianismo em “subdivisões”. As principais são as católicas, protestantes e ortodoxas.
- Ortodoxos: Em 1054, o patriarca de Constantinopla , Miguel Keroularios, rompeu com o papa, separando as compras ortodoxas do Cristianismo.
- Protestantes: Em 1517, o teólogo alemão Martinho Lutero (membro da ordem religiosa dos Agostinianos), não concordando com alguns trajes do Cristianismo, fundou a Igreja Luterana, abolindo alguns trajes como: reconhecimento da autoridade papal, culto aos santos, confissão obrigatória e celibato dos padres e religiosos.
- Além disso, após a Reforma Protestante, muitas igrejas cristãs surgiram, cada uma com sua interpretação diferente do que está na Bíblia, com seus costumes e características próprias.
Assim como o Cristianismo tem sua história de formação e expansão, outras religiões surgiram no Brasil com processos próprios de consolidação, como é o caso da Umbanda.
Sobre o Cristianismo
- Tem aproximadamente 2,13 bilhões de seguidores/adeptos no mundo, isso significa mais de 33% da população mundial.
- É uma religião que predomina na Europa, América, Oceania, grande parte da África e partes da Ásia.
- A maioria dos cristãos defende um Deus trino, formado por três pessoas unidas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
- Os católicos têm como um dos seus maiores símbolos o papa, que atualmente tentam expandir a doutrina da fé cristã.
- Também se dedicam ao ecumenismo (processo de busca pela unidade das igrejas cristãs), diálogos inter-religiosos, trabalhos de caridade e defesa dos direitos humanos.
Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.
1 comentário