Carregando agora

São aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades absolutas, sem chance de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação à sua veracidade

📚 Banca: 
📅 Ano: 2025
📍 Tema: Pedagogia Tradicional
🎯 Nível de Ensino: Formação Docente
💡 Tema: Conteúdos e currículo fechado

Pergunta:
São aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades absolutas, sem chance de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação à sua veracidade. Nessa concepção não está presente a consideração sobre os conhecimentos prévios do aluno, apenas o que está no currículo é transmitido, sem interferências ou ‘perdas de tempo’. Essa afirmação se refere a uma das características da concepção pedagógica tradicional. Assinale a afirmativa que corresponde à característica abordada:

A) O papel da escola.
B) Os conteúdos de ensino.
C) A metodologia de ensino.
D) A relação professor-aluno.

🧠 Resolução comentada:
A resposta correta é a B).

O foco da questão é nos conteúdos de ensino tratados como verdades absolutas, que não admitem contestação — exatamente como pensa a pedagogia tradicional.

🛡️ Resposta conferida por especialista: ✅


💡 Dica do TD: Conteúdo fixo, sem debate ou contextualização? Já sabe que é conteúdo tradicional.

Criado em 2019, o Toda Disciplina é um portal educacional que traz conteúdos didáticos, objetivos e gratuitos sobre temas escolares, acadêmicos e sociais. Conhecimento acessível, sem enrolação.

Publicar comentário