Toda Disciplina
Artigo atualizado por último em:

Paulo Freire: o patrono da educação brasileira

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador brasileiro de renome mundial. É reconhecido, principalmente, por ter desenvolvido um método de alfabetização de adultos que leva o seu próprio nome – o Método Paulo Freire.

Este método é considerado uma das formas mais inovadoras de ensino de adultos, sendo aplicado em diversos países do mundo, até os dias de hoje.

O pernambucano, nascido em Recife, entendia a necessidade de que os educadores ensinassem os alunos com o objetivo principal de fazer o estudante compreender sua realidade de oprimido, através da “leitura de mundo” e, dessa forma, poder agir de modo a transformá-la.

Neste método, o aluno é estimulado a discutir com os demais suas experiências de vida, sua singularidade, através de palavras que, de fato, fazem sentido para si, que estão presentes no seu dia a dia.

Ainda sobre o papel do educador na educação de jovens e adultos, conforme defende o método de Paulo Freire, há críticas fortemente a ideia do professor ser o detentor de todo o conhecimento.

Biografia

Nascido em Recife, no Estado do Pernambuco, em 19 de setembro de 1921, ele desenvolveu um método de alfabetização de adultos que é aplicado até os dias de hoje em diversos países do mundo.

Patrono da Educação

Desde 2012, Paulo Freire é o patrono da educação brasileira. A Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, assinada pela à época, presidente da república Dilma Rousseff, reconheceu o pernambucano.

Formação Acadêmica

Paulo Freire ingressou na faculdade em 1943, quando tinha 22 anos de idade. Nessa época, ele estudou Direito na Universidade de Recife, hoje em dia a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tempos depois, desistiu da carreira na advocacia e começou a lecionar língua portuguesa, também interessando-se por filosofia da educação.

Morte

Com fortes dores no peito, o educador foi internado no Hospital Albert Einstein, no dia 01 de maio de 1997. Durante a internação, o mesmo passou por desobstrução de artérias.

Vítima de uma parada cardíaca, devido um infarto agudo do miocárdio, morreu aos 75 anos, no dia 02 de maio de 1997, na cidade de São Paulo, onde morava.

O seu velório ocorreu da PUC-São Paulo (Pontifícia Universidade Católica), onde ele trabalhou após seu regresso ao Brasil. O seu enterro aconteceu no dia seguinte à morte, no Cemitério da Paz, no Morumbi, na Capital Paulista.

Legado

O legado de Paulo Freie é indiscutível. De acordo com especialistas, seu nome é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades do mundo.

Sua obra mais conhecida, A Pedagogia do Oprimido, foi traduzida em mais de 40 idiomas, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Paulo Silva

Descrito pelos outros como prolífico, Paulo Silva é um profissional multifacetado. É jornalista, com registro profissional de nº 2022 - SRTE-RN, editor-chefe do Toda Disciplina, bem como estudante de Serviço Social e Pedagogia.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.