
Guerra do Paraguai: causas, resumo e consequências do maior conflito da América do Sul

Durante o século XIX, após a crise do sistema colonial, algumas nações americanas emancipadas lançaram-se para o desafio de estabelecer à soberania política e econômica de seus territórios.
A tarefa, no entanto, é bastante difícil diante da quantidade de tempo de dominação colonial que passaram.
De acordo com estudiosos, o processo de independência das nações latino americanas, no entanto, não teve como significado o fim da dependência e da subserviência política e econômica, pois ainda mantinham-se preses às instituições corruptas e à antiga economia agroexportadora.
O Paraguai, no entanto, contrariou a tendência geral durante o século XIX, implementando um conjunto de medidas que buscavam modernizar o país.
A Guerra do Paraguai começou no ano de 1864, por meio da ambição de Francisco Solano Lopes, ditador paraguaio.
O conflito teve início com um navio brasileiro que foi aprisionado pelos paraguaios no Rio Paraguai.
Ele queria conquistar a província de Mato Grosso e aproveitou-se da fraqueza da defesa da região para conquistar, sem grandes dificuldades.
Como aconteceu?
Em dezembro do mesmo ano, o Paraguai invadiu o Mato Grosso e, no ano seguinte, suas tropas invadiram Corrientes na Argentina e, depois Rio Grande do Sul.
Ainda em 1865, o Brasil, a Argentina e o Uruguai uniram-se para enfrentar o Paraguai com a ajuda da Inglaterra e, alguns meses depois dessa parceria, dia 11 de junho, aconteceu a Batalha de Riachuelo, uma das principais dessa Guerra.

No ano seguinte, em abril de 1866, o Paraguai foi invadido, mas somente três anos depois, liderados por Duque de Caxias, os soldados brasileiros chegam à cidade de Assunção, a capital paraguaia.
A Inglaterra apoiou a tríplice aliança pois, antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica da América do Sul, um exemplo que, para eles, não devia ser seguido.
Objetivaram enfraquecer e eliminar esse exemplo de independência e sucesso na América Latina.
A guerra somente chegou ao fim no ano de 1870, quando Francisco Solano Lopes morreu em Cerro Cora.
Consequências
A guerra causou a morte de aproximadamente 300 mil pessoas, entre elas civis e militares. Há uma estimativa de que aproximadamente 20% da população paraguaia morreu durante a guerra.
Além disso, o Paraguai foi afetado com uma destruição imensa em sua indústria e sofreu grandes impactos na economia, que ficou totalmente comprometida.
Para o Brasil, o prejuízo se deu com os gastos de guerra que foram bastante altos, o que acabou prejudicando a economia brasileira.
Para a Inglaterra, no entanto, foram somente consequências boas: com o apoio da tríplice aliança, acabou aumentando a sua influência na região.
Artigos relacionados:
Atualizado por último em: 28/08/2025 às 22:39
Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.
Publicar comentário