Carregando agora

Zoologia: o estudo relacionado aos animais

Chamamos de zoologia o estudo relacionado à biologia, evolução, geografia, ecologia, anatomia, fisiologia e genética dos animais.

De forma simplificada, zoologia é a ciência responsável pelo levantamento não só da diversidade animal, mas também da conservação e da ampliação das coleções zoológicas e bibliográficas, assim como a identificação e divulgação científica e popular.

Áreas de estudo

É por meio da zoologia que se torna possível compreender e realizar a manutenção do equilíbrio ecológico de um determinado meio ambiente.

É dividida em ramos que, originalmente, estabelecidos ao final do século XIX, eram zoofísica, ecologia e morfografia, constituindo diversas áreas da biologia.

Diversidade animal

Falando em Brasil, a diversidade animal apresenta estudos de 1982, que estimam que a diversidade dos insetos somente na floresta amazônica pode chegar a alto em torno de 30 milhões de espécies, demonstrando a tamanha diversidade que há no país, mas também no mundo.

Para levantamentos como este, são usados métodos de coleta diversos que variam também na forma de captura das espécies, fazendo com que, em alguns casos, os dados não possam ser comparados.

É por isso que essa ciência envolve ainda uma forma de encontrar outras metodologias que comparem os ambientes de um mesmo ambiente, podendo detectar, com isso, os diferentes graus de sensibilidade nos grupos taxonômicos quanto às alterações ambientais.

Nesse trabalho, há ainda a alimentação da manutenção das coleções zoológicas, tratando-se de um patrimônio bastante valioso dos organismos da natureza e do planeta.

As coleções vêm sendo formadas desde meados do século XIX, sendo que o seu maior repositório se encontra no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

Até os dias de hoje, entretanto, se trata de um banco de dados em potencial, pois ainda existem muitos grupos taxonômicos com poucas espécies identificadas.

As informações que são usadas para o abastecimento das coleções zoológicas e bibliográficas são enviadas dos centros de identificação, que transferem de forma ágil as informações sobre a biodiversidade para a comunidade científica.

Com isso, se torna possível e muito mais rápido o reconhecimento de espécies, facilitando também o acesso ao serviço de identificação das mais diversas instituições e pesquisadores, sejam nacionais ou estrangeiros.

Taxonomia

O termo taxonomia refere-se ao ramo da biologia responsável pelo estudo da classificação dos seres vivos, agrupando-os seguindo o seu grau de semelhança.

Esse agrupamento é feito por meio da ordem hierárquica, progressivamente:

Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

Publicar comentário