Carregando agora

Solo: partes, composição, tipos e mais

O solo humífero é ideal para cultivo de plantas.

Solo é a parte superficial da litosfera, que é onde as plantas crescem e podem encontrar os nutrientes necessários para germinar.

Constituídas de três fases, sendo elas sólidas – matéria orgânica e minerais -, líquida – solução do solo – e gasosa – ar -, o solo não é muito profundo tendo, em média, trinta centímetros de espessura.

Sua formação se deu com o passar dos anos, iniciando-se milhões de anos atrás, por meio de partículas muito pequenas que são formadas pelo desgaste das rochas , restos de animais e plantas.

As partes do solo

O solo é constituído de duas partes sendo que a primeira, geralmente escura, fica bem em cima. Sua composição é de restos de animais e vegetais, formando a parte orgânica do solo, também conhecida como húmus.

A outra parte, é formada por areia, calcário e argila que, junto com a água e o ar, compõe a parte mineral do solo.

O solo pode ser chamado de autóctone, quando originado pela própria rocha matriz , ou alóctone, quando formado por meio do transporte de sedimentos.

O transporte dos sedimentos pode ocorrer devido ao vento, chuva ou águas dos rios. São exemplos de dunas e de terras de aluvião.

Os tipos de solo e suas composições

Originado por uma rocha matriz que foi, com o tempo e com a ação do tempo, calor, vento e água, desgastando-se e formando a parte mineral e a orgânica.

Os tipos de solo são divididos de acordo com um determinado elemento que aparece em maior quantidade que os demais na composição do solo. São eles:

Solo arenoso

Chamamos de solo arenoso aquele que possui uma quantidade superior de areia quando comparado aos outros componentes.

Solo arenoso drena água rápido e retém poucos nutrientes.
Solo arenoso drena água rápido e retém poucos nutrientes. Foto: Reprodução/Internet

Esse tipo é muito permeável, pois os grãos de areia deixam espaços entre si, facilitando a passagem de maiores quantidades de água e ar.

Por isso, são pobres em cultivos, não fornecendo a substância liberada para o desenvolvimento. Algumas plantas como coqueiros e palmeiras, por exemplo, se adaptam bem por possuírem raízes profundas.

Além disso, o solo arenoso drena água muito rápido, o que dificulta a retenção de nutrientes e exige regas mais frequentes para plantas.

Solo humífero

O solo humífero possui um aspecto escuro pois possui maiores quantidades de matéria orgânica, tornando-o muito útil.

O solo humífero é ideal para cultivo de plantas.
O solo humífero é ideal para cultivo de plantas. Foto: Reprodução/Internet

Nesse tipo de solo podem ser encontrados seres vivos microscópicos que se transformam em substâncias presentes apenas de forma a serem utilizadas pelos vegetais.

Esse tipo de solo é excelente para o cultivo de plantas e para a jardinagem.

Solo argiloso

O solo argiloso, por sua vez, é onde predominam os grãos de argila – muito menores do que os grãos de areia. Eles retêm mais água e são pouco permeáveis ​​e pouco arejados, pois o espaço entre os grãos é muito pequeno, dificultando o escoamento da água e a entrada de ar.

Imagem mostra solo argiloso.
Imagem mostra solo argiloso. Foto: Reprodução/Internet

Esse tipo de solo, quando seca, racha-se e arrebenta a raiz das plantas, matando-as. Algumas plantas, no entanto, como o cafeeiro, desenvolvem-se nesse tipo de solo.

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

Publicar comentário