Connect with us

Hi, what are you looking for?

Biologia

Sistema Respiratório: resumo bem explicado

Entenda o funcionamento do Sistema Respiratório; o processo de respiração pulmonar, os componentes que a envolve e como se dá todo o seu funcionamento.
Entenda o funcionamento do Sistema Respiratório; o processo de respiração pulmonar, os componentes que a envolve e como se dá todo o seu funcionamento.

Ao pensarmos no funcionamento do Sistema Respiratório, logo imaginamos que estamos nos referindo à respiração, ou seja, o ato de inspirar oxigênio (O2) e expirar gás carbônico (CO2).

No entanto, é importante compreender que existem dois tipos de respiração: a respiração pulmonar e a respiração celular.

Por se tratar de um processo complexo, a respiração celular ficará para outro artigo. Neste, o Toda Disciplina aborda o processo de respiração pulmonar, conheceremos os componentes que a envolve e como se dá seu funcionamento.

Componentes do Sistema Respiratório

O sistema respiratório é composto pelos pulmões e as vias respiratórias e o Toda Disciplina traz detalhadamente cada um desses componentes:

Pulmões e Vias Respiratórias. Foto: Reprodução / Internet

Pulmões

Em número par, são órgãos esponjosos localizados na caixa torácica com cerca de 25 cm cada. Envolvidos por duas membranas (pleura interna e pleura externa), apresentam coloração rosada e possuem grande número de fibras elásticas.

Cada um está divido em partes (lóbulos ou lobos) sendo que, o direito apresenta três divisões e o esquerdo duas. Cada pulmão possui em seu interior milhões de minúsculas bolsas de paredes finas recobertas por capilares sanguíneos denominados alvéolos pulmonares.

Vias Respiratórias

As vias respiratórias são as partes do organismo pelo qual circulam os gases envolvidos no processo de respiração pulmonar. São elas:

Cavidades Nasais

As cavidades nasais são dois espaços côncavos que começam nas narinas e terminam na faringe. São separados por uma parede cartilaginosa.

Laringe

A laringe é um tubo que em sua porção superior há uma abertura (glote) que possui uma espécie de válvula (epiglote) a qual, controla a entrada de ar.

Seu revestimento interno forma as pregas vocais que podem produzir som enquanto o ar passa.

Traqueia

Medindo cerca de 10 cm a traqueia é um tubo formado por anéis cartilaginosos que portanto, a mantêm aberta para passagem de ar.

Brônquios e bronquíolos

Os brônquios são dois tubos curtos reforçados por anéis cartilaginosos resultantes da divisão da traqueia e que, adentram os pulmões. Sua parede interna é recoberta por epitélio ciliado, rico em células produtoras de muco.

Já dentro dos pulmões, os brônquios se ramificam em tubos mais finos originando assim, os bronquíolos. Em suas extremidades, estão os alvéolos pulmonares.

O funcionamento do Sistema Respiratório

Vamos agora explicar de forma simples como se dá o funcionamento de sistema respiratório.

À medida que o sangue vai sendo transportado entre os tecidos vai perdendo oxigênio e se enriquecendo de gás carbônico.

Neste sentido é primordial que trocas gasosas ocorram a fim de se manterem vivas as células visto que, estas, necessitam de oxigênio para produzir energia.

Saiba quais órgãos estão envolvidos com o funcionamento do Sistema Respiratório
Saiba quais órgãos estão envolvidos com o funcionamento do Sistema Respiratório. Foto: Reprodução/Internet

O processo de respiração pulmonar

Na respiração pulmonar o oxigênio entra pelas narinas e percorre a laringe, a traqueia, os brônquios e os bronquíolos chegando enfim aos alvéolos pulmonares.

É lá que fará a troca por gás carbônico graças à hematose que é permitida pelos capilares sanguíneos. Este percorrerá o caminho inverso e será eliminado por meio da boca ao chegar à laringe.

Os movimentos envolvidos neste processo são denominados inspiração (quando o ar entra) e expiração (quando o ar sai) e são determinados pelo ritmo da frequência respiratória (quantidade de ciclos num determinado tempo). Estes movimentos ocorrem em função de movimentos coordenados dos músculos intercostais e diafragma.

O oxigênio que chega ao sangue por meio das hemácias, será transportado a todos os tecidos do corpo. No interior das hemácias o O2 se liga a uma proteína (hemoglobina) formando assim a oxiemoglobina.

Quando nos tecidos, em função da baixa concentração de O2 a oxiemoglobina se dissocia e libera o O2 que se espalha pelo líquido tissular e então para todas as células por meio da respiração celular.

O CO2 que foi produzido na respiração celular é difundido também no líquido tissular e a partir daí chega ao sangue dos capilares.

Curiosidades do Sistema Respiratório

  • Quanto mais jovem é uma pessoa mais rosado são seus pulmões. À medida que envelhecem escurecem por conta das impurezas que absorveram durante a respiração. É por isso que pulmões de fumantes possuem coloração acinzentada.
  • O pulmão direito é mais largo e mais curto que o esquerdo para alojar melhor o coração e fígado.

Referências Bibliográficas:

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

LAURENCE, J.. Biologia. São Paulo: Nova Geração, 2005.

CARVALHO, Wanderley. Biologia em foco. São Paulo: Ftd, 2002.

Avatar

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba, especialista em inspeção, supervisão e gestão Escolar pelo Instituto Passo 1, e em mídias na educação, pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Folclore

Leia cada uma das principais brincadeiras de rua para brincar com o seu filho; saiba também o que elas trabalham no desenvolvimento dos pequenos

Geografia

Mossoró é uma das principais cidades do interior da Região Nordeste do Brasil. Localiza-se na Região Potiguar. Com 297.378 habitantes estimados pelo Instituto Brasileiro...

Biografias

Wilma Maria de Faria mais conhecida como Wilma de Faria ou, ainda, Wilma Maia, quando atendia por seu nome de casada (Mossoró, 17 de fevereiro...

Religião

Vale do Amanhecer ou, também, Doutrina do Amanhecer é uma doutrina religiosa-filosófica de origem brasileira. Fundada em 1969, pela ex-caminhoneira sergipana Neiva Chaves Zelaya,...

Ciências Naturais

Ao falar de água, a palavra corrente reflete o movimento realizado pela água. As correntes existem em rios, lagos, pântanos e até mesmo piscinas. Porém, poucos...

Filosofia

O positivismo é um sistema filosófico que defende que só é válido como conhecimento aquilo que pode ser validado por meio de métodos de...

Facebook

Leia também:

Biologia

Entender as bioquímica da vida é fundamental para que se entenda a biologia como um todo.

Biografias

David Cunha Alves de Araújo (Natal, Rio Grande do Norte – 18 de novembro de 1953 (nascimento) – Assú, Rio Grande do Norte –...

Geografia

Dados Gerais da República de Angola Nome oficial: República de Angola Localização: Sudoeste da África Capital: Luanda Cidades mais populosas: Luanda, Huambo e Lobito...

Filosofia

Ética, também conhecida por muitos como “filosofia da moral” é a parte da filosofia que refere-se à reflexão sobre o que é moralmente bom ou mau,...