Primeira Guerra Mundial: causas, consequências e mais

Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, contudo, tempos anteriores, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Épóque (Bela Época).

Foi um período em que se experimentou um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico.

Os países ricos viveriam momentos de esperança, crentes de que iriam importar seus desejos aos países mais pobres. Porém, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes forças que viriam a deflagrar aquilo que também ficou conhecido como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras , um dos maiores acontecimentos da história mundial.

Quanto mais os países europeus se industrializavam, a maior parte da disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa , mas modernizar a sua economia se sobrepunha às outras nações.

Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores e os materiais primários com todas as armas que eram possíveis.

Causas

Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, surgiram os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. Os países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, absorvendo as fileiras do exército.

Além disso, foi desenvolvida uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início à primeira Guerra Mundial.

A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança , e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente .

Não podemos esquecer o revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder recuperar a região novamente.

Uma das causas que provocaram a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina.

O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.

A Guerra

Com a guerra tendo começado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde destruíram colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico.

A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que recebeu a Alemanha, e a Força Naval e a expedicionária Australiana desembarcaram na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.

Coube ao Japão invadiu as colônias de micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.

Todos esses ataques fizeram com que em pouco tempo a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.

No ano de 1917, os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a conseguirem a rendição.

A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes , que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse interromper um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

Resumo das consequências da Primeira Guerra Mundial

A guerra trouxe inúmeras consequências , entre elas:

  • Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
  • Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
  • Fragmentação do império Austro-Húngaro 
  • Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
  • Divisão do império turco após 200 anos de decadência 
  • Aumento do desemprego na Europa

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

1 comentário

Publicar comentário