Toda Disciplina

Padre Mota: biografia e vida do visionário de Mossoró

padre-motta-sentado-evento-mossoró-rn
Padre Mota, sacerdote da Igreja Católica, foi prefeito de sua cidade natal Mossoró em três ocasiões.

Luiz Ferreira da Cunha Mota foi um sacerdote potiguar e político, nascido no dia 16 de abril de 1899, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, porém, com o tempo, tornou-se conhecido apenas como Padre Motta.

Filho do coronel Vicente Ferreira da Mota, e de Filomena Ferreira da Mota, inciou seus estudos no Colégio Diocesano Santa Luzia, o instituição de ensino mais tradicional da cidade até os dias de hoje.

Foi prefeito de sua cidade natal em três ocasiões diferentes. Com isso, se tornou uma pessoa popular em toda a Região Oeste Potiguar.

É considerada uma das figuras mais importantes na história desta cidade, tendo participação, em 1926, de um dos mais emblemáticos fatos históricos da cidade.

Nesta ocasião, Lampião e seu bando pretendia invadir a cidade. Padre Motta teve uma importante participação na defesa da cidade.

Vida

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Graduando em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho de n° 2022/RN. É editor de conteúdos escolares e universitários do site Toda Disciplina desde maio 2019. Tem interesse em estudos sobre gênero, sexualidade., religiões de matriz africana e protestantes. Contato: paulo@todadisciplina.com.br

Artigo atualizado por último em:

Tem uma dúvida sobre esse assunto? Envie para nós!