Carregando agora

Conheça as montanhas mais altas do mundo

Kanchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo. Foto: Reprodução/Wikimédia

Se você perguntar qual é a montanha mais alta do mundo, certamente a maioria das pessoas vai responder que é o Monte Everest.

E a resposta é, em parte, verdadeira. Isso porque vai depender de como essa altura é medida e a partir de qual princípio foi a medição.

O Monte Everest fica localizado nas Cordilheira do Himalaia. Ele tem 8.848 metros de altitude a partir do nível do mar.

Imagem mostra o topo do Monte Everest.
Imagem mostra o topo do Monte Everest. Foto: Reprodução/istockphoto

Ou seja, sua altura é medida a partir das águas oceânicas. Desta forma, ele é sim o monte mais alto do planeta.

Entretanto, se você partir para contar a partir da base da montanha, o vulcão Mauna Kea, que fica no Havaí, tem 10.103 metros.

Se considerada a partir da base, a montanha mais alta do mundo seria o Vulcão Mauna Kea, no Havaí.
Se considerada a partir da base, a montanha mais alta do mundo seria o Vulcão Mauna Kea, no Havaí. Foto: Reprodução/Internet

Entretanto, 5.898 metros estão abaixo da superfície, enquanto 4.205 metros ficam acima.

Conheça outros pontos altos

Os picos mais altos do mundo estão praticamente todos localizados na Região do Himalaia. Eles geralmente possuem mais de oito mil metros de altitude.

Conheça-os:

– K2: ele tem 8.611 de altitude e está localizado entre a China e o Paquistão. A primeira vez que ele foi escalado foi em 31 de julho de 1954, pela dupla de italianos Achille Compagnoni e Lino Lacedelli. É considerada a segunda maior do mundo – e também a mais perigosa.

K2: a segunda montanha mais alta do mundo e os desafios que ela impõe aos alpinistas.
K2: a segunda montanha mais alta do mundo e os desafios que ela impõe aos alpinistas. Foto: Reprodução/getty images

– Kanchenjunga: tem 8.586 de altitude e fica entre a Índia e Nepal, sendo a terceira mais alta do mundo. Foi escalado pela primeira vez em 25 de maio de 1955, pelos ingleses George Band e Joe Brown.

Kanchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo.
Kanchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo. Foto: Reprodução/Wikimédia

– Lhotse: tem 8.516 de altitude e fica entre a China e o Nepal. A primeira vez que atingiram o seu cume foi em 18 de maio de 1956 pelos suíços Fritz Luchsinger e Ernst Reiss. É a quarta montanha mais alta do mundo.

– Makalu: esse monte também fica entre a China e o Nepal. Ele tem 8.463 de altitude e seu pico foi pisado pela primeira vez pelos franceses Jean Couzy e Lionel Terray em 15 de maio de 1955. É a quinta montanha mais alta do mundo.

– Cho Oyu: tem 8.201 metros de altitude e também está entre a China e o Nepal. Foi em 19 de outubro de 1954, que um trio pisou a primeira vez em seu cume. Formado dois austríacos Joseph Joechler e Herbert Tichy e um nepalês Pasang Dawa Lama. É a sexta montanha mais alta do mundo.

– Dhaulagiri: tem 8.167 de altitude e fica no Nepal. Um grupo grande de escaladores pisou dele a primeira vez em 13 de maio de 1960. Eram eles: Kurt Diemberger e Albin Schelbert da Áustria, Peter Diener da Alemanha, Ernst Forrer da Suíça e os Nawang Dorje e Nima Dorje do Nepal. É a sétima montanha mais alta do mundo.

Dhaulagiri fica no Nepal.
Dhaulagiri fica no Nepal. Foto: Reprodução/Wikimédia

– Manaslu: com 8.163 de altitude. Manaslu fica no Nepal. O japonês Toshia Imanishi e o nepalês Gyalzen Norbu pisaram a primeira vez no seu cume em 9 de maio de 1956. É a oitava montanha mais alta do mundo.

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

Publicar comentário