Carregando agora

Machado de Assis: biografia, obras e legado na literatura brasileira

Joaquim Maria Machado de Assis (1839 – 1908) foi um grande cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta brasileiro, sendo considerado um dos mais importantes escritores da Literatura Brasileira de todos os tempos, com uma obra extensa, genial e de imensurável valor.

Vida

Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839, filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, que faleceu quando o escritor ainda era muito pequeno.

O escritor foi uma criança de saúde frágil, pois sofria de epilepsia e foi criado pela madrasta Maria Inês e, após a morte de seu pai, Machado de Assis passou a ajudá-la na venda dos doces que ela mesma preparava.

Machado estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Aos 17 anos, o romancista começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional e iniciou os seus escritos em seu tempo livre. Nos anos seguintes, Machado de Assis trabalhou como revisor e foi funcionário público.

Seu primeiro poema, intitulado “Ela”, foi publicado na revista Marmota Fluminense.

Sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, instituição fundada por Machado de Assis. Foto: Wolfhardt / via Wikimedia Commons
Sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, instituição fundada por Machado de Assis. Foto: Wolfhardt / via Wikimedia Commons

Machado de Assis também trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Joaquim Maria Machado de Assis faleceu aos 69 anos, no dia 29 de setembro de 1908, em sua cidade natal.

Obra

A obra de um dos mais conhecidos escritores do Brasil é composta por romances, contos, crônicas, poemas e outros textos.

A obra machadiana pode ser dividida em duas fases: na primeira fase, a fase romântica, as suas personagens apresentam características românticas e o amor e os relacionamentos amorosos são os principais temas de suas obras. Nesta fase, destacam-se os seguintes livros: Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

Na segunda fase, a fase realista, as questões psicológicas das personagens são abordadas na obra do grande escritor. Nesta fase, Machado de Assis retrata bem as características do realismo literário e faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas necessidades, vontades, qualidades e defeitos.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é um exemplo de publicação da segunda fase da obra de Machado de Assis
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” é um exemplo de publicação da segunda fase da obra de Machado de Assis. Foto: Reprodução/Internet

Além disso na segunda fase, destacam-se os seguintes livros: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

A seguir, veja a relação de suas obras:

Romances

Ressurreição (1872)
A mão e a luva (1874)
Helena (1876)
Iaiá Garcia (1878)
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Quincas Borba (1891)
Dom Casmurro (1899)
Esaú e Jacó (1904)
Memorial de Aires (1908)

Poesia

Crisálidas
Falenas
Americanas
Ocidentais
Poesias completas

Contos

A Carteira
Miss Dollar
O Alienista
Noite de Almirante
O Homem Célebre
Conto da Escola
Uns Braços
A Cartomante
O Enfermeiro
Trio em Lá Menor
Missa do Galo

Teatro

Hoje avental, amanhã luva (1860)
Desencantos (1861)
O caminho da porta (1863)
Quase ministro (1864)
Os deuses de casaca (1866)
Tu, só tu, puro amor (1880)
Lição de botânica (1906)

Atualizado por último em: 27/08/2025 às 21:10

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

4 comments

Publicar comentário