Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filosofia

Ética: resumo sobre o que é ética e moral

Ética, também conhecida por muitos como “filosofia da moral” é a parte da filosofia que refere-se à reflexão sobre o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Pode-se, também, conceituar ética como a ciência que forma a conduta humana perante o homem e seus iguais.

Etimologia

Etimologicamente, tanto ética quanto moral têm o mesmo fundamento. A palavra grega ethos e a palavra latina moral, no latim mos, as duas significam hábitos e costumes.

Ele também é usado para designar qualquer sistema ou teoria de princípios ou valores morais. Como, por exemplo, os códigos de ética das profissões, códigos de conduta em organizações empresarias entre outros.

Exemplos de ética

A filosofia ética lida com questões sobre; como devemos viver, se devemos ter como objetivo a felicidade ou o conhecimento, a virtude ou a criação de coisas belas, se é correto sermos desonestos pelo que julgamos ser uma boa causa (aquela velha reflexão: “os fins justificam os meios”), se é justo vivermos em uma vida luxuosa e com exuberância enquanto várias pessoas vivem na pobreza, se é errado replicar seres humanos ou por fim a embriões em pesquisas médicas, se temos obrigações para com as futuras gerações.

Na área da medicina pode-se considerar uma reflexão ética a utilização de seres-humanos ou animais para a realização de experimentos médicos, na testagem de novos medicamentos entre outros.

Na área industrial, a utilização de pessoas ou animais para testagem de novos produtos; tais como alimentos, cosméticos entre outros também princípios éticos envolvidos.

Outro espaço onde podemos ver claramente a reflexão ética é a área esportiva. Usar meios para obter vantagem de outros competidores em uma partida, seja de futebol, de vólei, de ginástica ou qualquer outro esporte é considerado algo anti-ético.

Um exemplo prático de casos que considera-se falta de ética no esporte brasileiro ocorreu em 2009, quando a ginasta Daiane dos Santos foi flagrada utilizando, segundo conclusão das organizações ginásticas, vantagem em detrimento aos demais competidores.

Ao ser submetida a um exame de antidoping, ficou constatado que ela havia aplicado creme para as pernas que continha uma substância proibida. Por isso, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) suspendeu a participação da atleta brasileira nas competições.

Ética e moral: diferenças e características de cada uma

Como em nossa cultura há uma certa relação entre os termos “ética” e “moral” eles são, muita das vezes, confundidos um com o outro. Porém, cada um representam reflexões diferentes, as quais veremos detalhadamente a seguir. As caraterísticas de cada uma dessas reflexões propostas pelos dois termos são as que mais diferenciam ética de moral.

Ética

Enquanto a ética é considerada um princípio, algo permanente, filosófico, universal e teórico, a moral trata-se do modo pessoal de agir, algo temporal, ligado à conduta, à cultura e à prática. Pode-se dizer, também, que ética seria a regra, e moral a conduta de regra.

As principais caraterísticas de ética são: a imutabilidade, isso que dizer que a mesma ética de muito tempo atrás segue vigente, e validade universal: pois trata-se de uma filosofia que institui a forma de agir para todos. Não se existem éticas, ela não é diferente para cada cultura, civilização, época, povo… A mesma é aplicada para todos desde sempre e para sempre.

Moral

O significado de moral é costume. Ele valoriza a repetição de atos ou formas de viver, as normas morais, de uma determinada sociedade com intuito de ter uma vivência melhor. A mutabilidade é uma das caraterísticas das normas morais.

Pode-se relacionar o significado de moral com a defesa do “bem”, onde são valorizadas boas condutas perante aquele contexto em que se vive. Neste sentido, diferencia-se de ética no que diz respeito à imutabilidade. Pois, diferente de ética, as normas morais podem mudar de civilização, povo, religião, cultura e outros.

A principal fonte da moral é a vivência humana. É esta fonte que constrói os hábitos e os costumes, o que, de fato, mantém a moral. É considerada pragmática.

Embora os termos "ética" e "moral" estejam intimamente relacionados em nossa cultura, muitas vezes sendo confundidos, são reflexões diferentes acerca da vida em sociedade. 
Embora os termos "ética" e "moral" estejam intimamente relacionados em nossa cultura, muitas vezes sendo sendo confundidos, eles têm reflexões diferentes acerca da vida em sociedade
Embora os termos “ética” e “moral” estejam intimamente relacionados em nossa cultura, muitas vezes sendo sendo confundidos, eles têm reflexões diferentes acerca da vida em sociedade. Foto: Reprodução/Internet

Existe forte ligação entre a prática da ética com outros campos de estudo e/ou áreas do conhecimento humano; como a medicina, história, antropologia, teologia, sociologia, biologia, entre tantos outros.

A ética na Grécia antiga

A ética desenvolvida na Grécia antiga é considerada por alguns pensadores, tais como Soren Kierkegaard, como uma versão poética e estética, uma vez que a mesma importava-se com a arte de viver, algo como a constituição de uma vida bela, tranquila e boa de se viver.

Ética para os filósofos

Platão (428 a 347 a.C.), Aristóteles (428 a 347 a.C.) e Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.), filósofos gregos, são considerados os principais percursores da filosofia antiga.
Platão (428 a 347 a.C.), Aristóteles (428 a 347 a.C.) e Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.), filósofos gregos, são considerados os principais percursores da filosofia antiga. . Foto: Reprodução/PixaBay

O conceito e significado de ética variam de filósofo para filósofo. Cada um deles têm diferentes concepções sobre. Para entender melhor, estaremos verificando a seguir o que eles pensam.

Platão

O filósofo e matemático grego Platão defendia a tese de que a ética estava profundamente em união com o conhecimento.

Assim, para Platão, a ética só podia ser posta em prática se atrelada ao conhecimento de todos os elementos que indicam determinado contexto. Apenas dessa forma que o homem pode atingir a justiça.

Aristóteles

O pensamento de Aristóteles quanto ao conceito de ética está descrito em “Ética e Nicômaco”, sua principal obra. Nela, ele expõe que acredita que ética se carateriza pelo objetivo a ser alcançado.

Ter uma vida tranquila para si e para os outros, viver em um mundo onde as instituições são justas são as principais caraterísticas que definem sua reflexão sobre ética.

Para citar este artigo em consonâncias às normas da ABNT:

SILVA, Paulo. Ética: resumo sobre o que é ética e moral. Toda Disciplina, 2020. Disponível em: https://www.todadisciplina.com.br/etica/. Acesso em: 27 mai. 2020.

Artigo atualizado por último em: 27/05/2020

Paulo Silva
Written By

Graduando em Pedagogia e Serviço Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho de n° 2022/RN. É editor de conteúdos escolares e universitários do site Toda Disciplina desde maio 2019. Tem interesse em estudos sobre gênero, sexualidade e religiões de matriz africana e protestantes. Contato: [email protected]

1 Comentário

1 Comment

  1. Pingback: Filosofia - Conteúdos escolares e universitários | Toda Disciplina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Folclore

Leia cada uma das principais brincadeiras de rua para brincar com o seu filho; saiba também o que elas trabalham no desenvolvimento dos pequenos

Geografia

Mossoró é uma das principais cidades do interior da Região Nordeste do Brasil. Localiza-se na Região Potiguar. Com 297.378 habitantes estimados pelo Instituto Brasileiro...

Biografias

Wilma Maria de Faria mais conhecida como Wilma de Faria ou, ainda, Wilma Maia, quando atendia por seu nome de casada (Mossoró, 17 de fevereiro...

Religião

Vale do Amanhecer ou, também, Doutrina do Amanhecer é uma doutrina religiosa-filosófica de origem brasileira. Fundada em 1969, pela ex-caminhoneira sergipana Neiva Chaves Zelaya,...

Ciências Naturais

Ao falar de água, a palavra corrente reflete o movimento realizado pela água. As correntes existem em rios, lagos, pântanos e até mesmo piscinas. Porém, poucos...

Filosofia

O positivismo é um sistema filosófico que defende que só é válido como conhecimento aquilo que pode ser validado por meio de métodos de...

Facebook

Leia também:

Biologia

Entender as bioquímica da vida é fundamental para que se entenda a biologia como um todo.

Biografias

David Cunha Alves de Araújo (Natal, Rio Grande do Norte – 18 de novembro de 1953 (nascimento) – Assú, Rio Grande do Norte –...

Geografia

Dados Gerais da República de Angola Nome oficial: República de Angola Localização: Sudoeste da África Capital: Luanda Cidades mais populosas: Luanda, Huambo e Lobito...

Língua Portuguesa

O que são verbos anômalos? Durante nossos estudos sobre as classes gramaticais, os verbos anômalos podem parecer um tanto assustadores de compreender de início....