Toda Disciplina

Rio Grande do Norte: história, economia e cultura

Bandeira que simboliza o Estado do Rio Grande do Norte
Bandeira que simboliza o Estado do Rio Grande do Norte. Foto: Reprodução/Internet

Localizado na região Nordeste do Brasil, o estado do Rio Grande do Norte, cuja sigla é RN, tem como capital a cidade de Natal. Atualmente é governado, desde janeiro de 2019, por Fátima Bezerra (PT), eleita nas eleições gerais de 2018.

Com 167 municípios, é o décimo sexto estado mais populoso do Brasil com uma população de 3.479.010 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2018.

Suas principais cidades são a capital, Natal, Mossoró, na Região Oeste Potiguar, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

As pessoas que nascem no Rio Grande do Norte possuem o gentílico de potiguar, norte-rio-grandense e rio-grandense-do-norte.

Confira, neste artigo do Toda Disciplina, o Rio Grande do Norte nos aspectos culturais, econômicos, históricos e políticos.

Bandeira que simboliza o Estado do Rio Grande do Norte
Bandeira que simboliza o Estado do Rio Grande do Norte. Foto: Reprodução/Internet

Conhecido mundialmente por suas belezas naturais que atraem turistas do mundo todo, o Rio Grande do Norte destaca-se no turismo nacional, sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Cartões-postais; como o Morro do Careca, a Praia de Ponta Negra, na capital, Natal, e da Pipa, em Tibau do Sul, no interior do estado, são locais são os principais símbolos turísticos do estado.

As principais cidades do estado é a capital, Natal, e Mossoró, seu segundo município mais populoso, localizado na Região Oeste Potiguar.

História

O Forte dos Reis Magos, localizado em Natal, é um dos principais símbolos do Estado do Rio Grande do Norte. Foto: Reprodução/Internet
O Forte dos Reis Magos, localizado em Natal, é um dos principais símbolos do Estado do Rio Grande do Norte. Foto: Reprodução/Internet

Geografia

Situa-se na Região Nordeste do Brasil, tendo como limites à norte e leste, o Oceano Atlântico, a sul, a Paraíba, e a oeste, o Ceará.

O Rio Grande do Norte possuí 167 municípios; os cinco mais populosos são Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, respectivamente.

É o 16º estado mais populoso do país, com uma população estimada no ano de 2018 em 3.479.010 habitantes, tinha em 2010 uma densidade demográfica de 59,99 hab/km², segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Cultura

No que diz respeito à cultura, o Rio Grande do Norte é um estado que possui diversos atrativos culturais.

A capital Natal e outras várias cidades do interior do estado são palcos dos mais diversos eventos culturais durante todo o ano. O Carnatal, considerado o maior carnaval fora de época do país, realizado todos os anos na capital potiguar, atraí pessoas de todo o Brasil.

O Rio Grande do Norte é berço de diversas personalidades importantes para a cultura não apenas local mais nacional.

Certamente a mais conhecida é o folclorista, advogado, jornalista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo, nascido na capital, Natal, e considerado um dos mais importantes estudiosos do folclore brasileiro.

Conhecida como a romanceira de oiteiros, a cantora de versos potiguar Dona Militana, nascida na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, é considerada a mais importante cantora de versos do Brasil.

Outra personalidade importante para o Rio Grande do Norte foi Leilane Assunção.

Ela foi a primeira professora universitária transsexual do Brasil, tendo lecionado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela também foi a primeira trans a obter um título de doutorado. A primeira a ter o direito de usar o seu nome social em conformidade à sua identidade de gênero na UFRN. A mesma faleceu em novembro de 2018.

Em Mossoró, a segunda cidade mais populosa do estado, certamente é onde ocorrem as mais conhecidas festas culturais do Rio Grande do Norte; tais como o Mossoró Cidade Junina, o Chuva de Bala no País de Mossoró entre outras diversas atrações.

Considerada a capital do Oeste Potiguar, é em Mossoró, que localiza-se o Memorial da Resistência, simbolo da bravura do povo mossoroense, que em 1927, resistiu ao ataque perpetrado pelo cangaceiro Lampião e seu bando, à cidade, defendendo-a e colocando o facínora para “correr”

Turismo

Religião

Política

Atualmente o Rio Grande do Norte é governado desde janeiro de 2019 por Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores (PT), eleita nas Eleições Gerais de 2018.

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Graduando em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho de n° 2022/RN. É editor de conteúdos escolares e universitários do site Toda Disciplina desde maio 2019. Tem interesse em estudos sobre gênero, sexualidade., religiões de matriz africana e protestantes. Contato: paulo@todadisciplina.com.br

Artigo atualizado por último em:

4 Dúvidas