Estações do Ano: datas, características e diferenças

As estações do ano são resultado dos movimentos da Terra no espaço. O movimento de rotação, no qual o planeta gira ao redor do próprio eixo em 24 horas, é o responsável pela variação entre dias e noites.

Já o movimento de translação, que dura cerca de 365 dias, aliado à inclinação do eixo da Terra (23°27’), faz com que a luz solar atinja os hemisférios de forma desigual ao longo do ano. Isso explica a formação das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Os solstícios marcam o início do verão e do inverno, quando há maior diferença entre o tempo de luz e escuridão no dia.

Já os equinócios indicam o começo da primavera e do outono, quando o dia e a noite têm a mesma duração.

Em regiões próximas à linha do Equador, as variações são menos percebidas. Já em áreas de latitudes médias, as estações são bem definidas devido à maior variação da incidência solar.

As estações do ano e suas características

Verão

Imagem com paisagem de verão.
Imagem com paisagem de verão. Foto: Depositphotos

É a estação mais quente do ano, na qual as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos que as noites. O verão começa logo após a primavera (em 21 de dezembro no hemisfério sul e 21 de junho no norte).

Outono

Foto: Depositphotos

É a estação de transição entre verão e inverno. Nela, os dias deixam de ter maior duração que as noites. Gradativamente as temperaturas diminuem e as folhas das árvores caem, como forma de adaptação ao frio que se anuncia. O outono começa logo após o verão (21/22 de março no hemisfério sul e 22/23 de setembro no norte).

Inverno

Foto: Depositphotos

É a estação mais fria do ano. Tem como característica principal a queda de temperaturas, podendo chegar a graus negativos em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil. O inverno começa logo após o outono (21 de junho no hemisfério sul e 21 de dezembro no norte).

Primavera

Foto: Depositphotos

É a estação mais colorida entre todas, pois é nela que inicia-se o reflorescimento da flora terrestre e também da fauna no planeta.

É muito conhecida também como “estação das flores”. A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão (por volta de 21/22 de março no hemisfério norte e 22/23 de setembro no hemisfério sul).

Atualizado por último em: 28/12/2025 às 14:46

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

Publicar comentário