Toda Disciplina

Deífilo Gurgel: biografia, vida e obra

Biografia e Deífilo Gurgel.
Confira a biografia e obra de Deífilo Gurgel, advogado, professor universitário, antropólogo e folclorista potiguar nascido em Areia Branca (RN).

Deífilo Gurgel foi um advogado, jornalista, antropólogo, professor universitário, historiador, poeta e folclorista potiguar nascido na cidade de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte.

Deífilo foi docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na instituição, lecionou, principalmente, nas disciplinas ligadas às Ciências Sociais, tais como Antropologia, e ao Folclore do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Ao lado de Luís da Câmara Cascudo, figura como um dos mais importantes intelectuais potiguares.

É conhecido por ter descoberto e divulgado o trabalho da cantora de versos Dona Militana, que se tornou a maior romanceira do Brasil.

A cantora de versos Dona Militana e o antropólogo Deífilo Gurgel
A cantora de versos Dona Militana e o antropólogo Deífilo Gurgel. Foto: Reprodução/Tribuna do Norte

Biografia de Deífilo Gurgel, antropólogo, historiador e professor universitário potiguar

Nascido no dia 22 de outubro de 1926, em Areia Branca, cidade litorânea localizada na Região Salineira Potiguar, Deífilo Gurgel morreu na capital, Natal, em 6 de fevereiro de 2012 aos 85 anos de idade.

Obras

Suas principais obras são os livros “Manual do boi calema”, Danças folclóricas no Rio Grande do Norte.

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Paulo Silva (graduando em Pedagogia)

Graduando em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho de n° 2022/RN. É editor de conteúdos escolares e universitários do site Toda Disciplina desde maio 2019. Tem interesse em estudos sobre gênero, sexualidade., religiões de matriz africana e protestantes. Contato: paulo@todadisciplina.com.br

Artigo atualizado por último em:

1 Dúvida