
Cobra-cega – o que é, características e alimentação

Apesar de se chamar-se cobra cega, este animal não é uma cobra de verdade. Como assim? Esse animal, que também é chamado de cecília, não é um réptil como as cobras, mas sim um anfíbio.
Anfíbio? Aquele grupo que respira pela pele? O mesmo grupo dos sapos? Isso mesmo! Por que se chama cobra-cega, se não é cobra?
Essa com certeza é a primeira pergunta que todos se fazem. Elas recebem esse nome pois possuem um corpo comprido, alongado e sem patas, exatamente iguais às serpentes.
E os olhos desse animal são muito discretos, tão discretos que quase não os conseguimos enxergar, por isso o nome de cobra-cega, pois a cecília parece ser uma cobra que não tem olhos.
Por possuir olhos tão camuflados, a cobra cega não consegue enxergar muito bem. Ela pode ver apenas vultos e a mudança da luminosidade.
Porém, em compensação, ela possui uma estrutura parecida com tentáculos, que a faz ser capaz de identificar muitos cheiros e vibrações.
Características da cobra-cega
Da mesma forma que ela parece uma cobra mas não é, ela também parece muito um anelídeo (grupo das minhocas), mas não é.
A semelhança se dá porque além de possuir um corpo parecido, a cecília também possui anéis em volta do seu corpo. Porém, os anelídeos são animais invertebrados, e a cecília é vertebrada.
Como todos os outros anfíbios, a cobra-cega ou cecília possui a pele sempre úmida. A maioria das espécies desse animal vive dentro do solo (e por isso são chamadas de fossoriais), e por esse motivo elas possuem uma cabeça bem dura, para poder cavar buracos na terra, onde ela vai morar, e já que ela não tem mãos, precisa cavar com a cabeça.
Como elas vivem mais embaixo da terra, é muito difícil alguém ver uma cobra-cega por aí. Às vezes, pode-se encontrar alguma em meio a folhas secas e úmidas, porém é muito raro.
Alimentação das cobras-cegas
O principal alimento da cobra-cega são os animais invertebrados (insetos, aracnídeos como aranhas, e anelídeos como minhocas). Em alguns casos especiais, como ausência extrema de comida, eles comem outras cobras-cegas.
Algumas cecílias, quando ainda são filhotes, costumam se alimentar da pele da própria mãe. Esse comportamento estranho é chamado de dermatofagia.
E como é que a cobra-cega come, se ela não tem mãos? Para isso ela utiliza dos seus dentes, com ajuda deles ela captura a presa e simplesmente a engole. A digestão acontece lá dentro do corpo dela.
Cobras-cegas são venenosas?
A maioria dos anfíbios, incluindo a cobra-cega, não possui veneno. Porém, pesquisadores do Instituto Butantan, com apoio da FAPESP, identificaram pela primeira vez glândulas de peçonha ligadas aos dentes de algumas espécies de cobra-cega no Brasil.
Essa estrutura se desenvolve a partir da mesma lâmina dental que dá origem às glândulas peçonhentas das serpentes.

Quando o animal morde, a compressão dessas glândulas libera o veneno diretamente na presa, o que configura uma defesa ativa, raríssima entre os anfíbios.
Além disso, secreções venenosas na pele da cauda já eram conhecidas como mecanismo de defesa passiva em cecílias, semelhantes ao de outros anfíbios como sapos e salamandras.
Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.
Publicar comentário