
Anfíbios: características, exemplos e grupos

Os anfíbios são animais vertebrados que possuem uma característica bem interessante: quando nascem, são seres aquáticos, que possuem caudas e brânquias.
Porém, depois de algum tempo de vida sofrem uma metamorfose (explicação sobre este fenômeno logo a frente) e se transformam em seres terrestres, com patas e narinas.
Um exemplo perfeito de anfíbio é o sapo, que quando nasce é um girino, e só depois se torna um sapo.
O nome anfíbio tem origem em duas palavras gregas. Amphi = de dois lados; Bios = vida. Ou seja, estes animais vivem em dois meio ambientes diferentes, o aquático e o terrestre.
Porém, não vivem em qualquer ambiente aquático, mas só em águas doces. Por isso você não irá encontrar um anfíbio no mar.
Os 3 grupos de anfíbios
- Sapos, rãs e pererecas: esses possuem quatro patas, corpo curto e não possuem cauda.
- Cobras-cegas e cecílias: o corpo é alongado e não possuem patas. A aparência lembra uma cobra, porém não possuem escamas.
- Salamandras: tem o corpo alongado, quatro patas e cauda. A aparência lembra uma lagartixa, mas assim como o grupo acima, diferenciam-se dos repteis porque não possuem escamas.

Características dos anfíbios
- O corpo dos anfíbios possui uma pele lisa, fina e úmida. Não possui nenhuma escama como os répteis e peixes, ou pelos como os mamíferos.
- A temperatura do corpo dos anfíbios varia de acordo com a temperatura do ambiente em que eles estão. Se estiverem dentro de uma água gelada, sua temperatura corporal será baixa; se estiverem em um lugar muito quente, sua temperatura corporal será elevada.
- Eles se alimentam de pequenos insetos, como moscas e mosquitos, além de aranhas e minhocas. Podem comer também pequenos mamíferos ou até mesmo outros anfíbios.
- Esses animais costumam viver em lugares úmidos e próximos a água, como lagos e rios.
- Apesar se possuírem pulmões, os anfíbios respiram muito mais pela pele do que pela narina, e por isso eles precisam estar com a pele sempre úmida. Isso é chamado de respiração cutânea.
- É na água que os anfíbios depositam seus ovos, pois seus filhotes, no início da vida, precisam estar dentro da água o tempo inteiro.
O que é metamorfose?
A metamorfose é um fenômeno da natureza em que um ser vivo sofre alguma alteração física e transforma-se, ganhando uma aparência nova e diferente.
Assim como os girinos se transformam em sapos através da metamorfose, as lagartas se transformam em borboletas da mesma forma.
Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.
Publicar comentário