África do Sul: resumo, história, apartheid e mais
A África do Sul é uma das nações mais desenvolvidas e influentes do continente africano.
Localizada no extremo sul da África, é conhecida mundialmente por sua diversidade cultural e étnica — o que lhe rendeu o apelido de “Nação Arco-Íris” — e por possuir uma estrutura política incomum, com três capitais diferentes dividindo os poderes do Estado.
Onde fica a África do Sul?
A África do Sul é um dos países que formam o continente africano, e fica localizado numa região da África conhecida como África Subsaariana.
Essa porção do continente é aquela que está localizada na porção ao Sul do Deserto do Saara. Antigamente, essa região era conhecida como “África Negra”, termo que não é mais comumente utilizado atualmente.
A África do Sul está localizada no extremo Sul do continente africano, tendo seu território banhado por dois oceanos, o Atlântico e o Índico, uma região conhecida como Cabo das Tormentas.
Histórico: das primeiras civilizações ao século XX
A história da região começa muito antes da chegada dos europeus. Originalmente, o território era habitado pelos povos San e Khoikhoi. A partir do século IV, povos de língua Banto migraram para a região, estabelecendo sociedades baseadas na agricultura e na metalurgia.
No século XVII, os holandeses (conhecidos como Boeres) iniciaram a colonização. Mais tarde, no século XIX, os britânicos assumiram o controle, o que gerou conflitos intensos, como as Guerras dos Bôeres. O país conquistou sua independência da Inglaterra em 1961, consolidando-se como uma República.
O regime do apartheid
Um dos capítulos mais tristes e estudados da história sul-africana é o Apartheid (1948-1994). Foi um sistema de segregação racial oficial onde a minoria branca detinha todo o poder político e econômico, enquanto a maioria negra era privada de direitos básicos, como o voto e a livre circulação.
A resistência contra esse regime, liderada por figuras como Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu, ganhou apoio mundial. O sistema só chegou ao fim em 1994, com a realização das primeiras eleições multirraciais do país, nas quais Mandela foi eleito presidente.
Capital
Curiosamente, a África do Sul é um país que conta com mais de uma capital em seu território. São três as capitais do país, sendo elas: Cidade do Cabo, Pretória e Bloemfontein.
Cada uma destas capitais têm uma função em específico, sendo que a Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa, Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária.
Bandeira

A bandeira da África do Sul é bastante colorida, contando com as cores azul, vermelho, branco, verde, ouro e preto.
Essa bandeira foi adotada no dia 27 de abril de 1994, sendo que antes disso o país teve várias outras bandeiras. Em 31 de maio de 1961, a União da África do Sul conquistou a independência da Inglaterra, fomentando as bases para o surgimento da República da África do Sul.
Mapa
Existem algumas particularidades no mapa da África do Sul, como suas fronteiras. O país é limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao Norte, Moçambique e Essuatíni a Leste e com o Lesoto, um enclave rodeado pelo território sul-africano.
Alguns destes territórios não são da África do Sul, mas autônomos, embora pareçam estar dentro do território sul-africano.

A África do Sul tem seu território dividido em nove províncias, sendo elas: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape, North-West, Western Cape. Cada uma destas províncias possui um conselho executivo e uma legislatura própria.
Moeda
A moeda utilizada na África do Sul se chama “Rand”, a qual também é utilizada oficialmente no Lesoto e na Namíbia. Essa moeda também é comum na Namíbia e no Zimbábue.
O símbolo do Rand é a letra “R”. A moeda apresenta-se em notas de 10, 20, 50, 100 e 200 Randes.
As moedas, simbolizadas pela letra c (minúscula) no caso dos centavos, são apresentadas em 1, 2, 5, 10, 20, 50 centavos, sendo que 1 Rand é dividido em 100 centavos. Também há moedas de 1, 2 e 5 Randes.
Idioma
Uma diferença da África do Sul em relação aos demais países do mundo é a quantidade de idiomas oficiais que este país tem. São 11 línguas oficialmente faladas e aceitas, e vários outros dialetos.
São elas: africâner, inglês, ndebele, xhosa, zulu, soto do norte, soto do sul, tswana, suazi, venda e tsonga. A variedade de línguas oficiais deriva da quantidade de dialetos existentes na região, os quais são em quantidade muito maior.
Cidades mais importantes da África do Sul
Algumas das cidades mais importantes da África do Sul são: Cidade do Cabo, que é a capital legislativa, Joanesburgo, Pretória, que é a capital administrativa, Durban, Porto Isabel, East London, Bloemfontein, que é a capital judiciária, Kimberley, Upington e Cidade do Sol.
Além destas, existem muitas outras cidades importantes nas várias regiões do país. Uma das cidades mais apreciadas no mundo é Cidade do Cabo, a qual é conhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo.

Turismo
Existem vários pontos turísticos bastante apreciados na África do Sul, tanto pelas belezas naturais de um território banhado pelas águas de dois oceanos, quanto pelas questões históricas e culturais.
As três capitais do país – Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária) – são importantes destinos turísticos também.
Uma atividade bastante apreciada pelos turistas são os safaris na África do Sul, onde são vistos, nos parques nacionais (como o Kruger National Park), animais da fauna da região.
São comuns animais como leões, zebras, leopardos, crocodilos, rinocerontes, antílopes, hienas, raposas, chacais e várias espécies de aves e répteis.
Atualizado por último em: 05/01/2026 às 23:36
Publicar comentário