Bicho geográfico: verme que pode afetar animais e humanos

Também conhecido como larva migrans cutânea, o bicho-geográfico é um verme cilíndrico com corpo alongado e agilado nas extremidades.

De nome científico ancylostoma brasiliense, o verme é parasita de cães e gatos, de forma que estes eliminam os ovos do verme nas fezes.

Quando isso acontece na terra ou na areia, os ovos irrompem e liberam as larvas que se desenvolvem e acabam penetrando na pele de cães e gatos, mas também de pessoas.

A larva pode ser cutânea e também pode ser chamada de dermatite sergipinosa ou pruriginosa.

É mais comum em regiões tropicais e subtropicais, afetando principalmente as partes do corpo que entram em contato com o solo, como os pés, pernas, coxas, mãos, antebraços e nádegas.

O que a larva faz?

Quando na pele das pessoas, começam a andar fazendo tuneis tortuosos e avermelhados, além de provocar bastante coceira, inchaço, reações inflamatórias e, em alguns casos, dor.

É possível ainda que alguns pacientes apresentem alterações pulmonares como tosse, falta de ar e alergia em decorrência das substâncias tóxicas que são liberadas.

Com isso, ela abre um caminho para se locomover na pele, e o formato lembra um mapa geográfico, e daí que vem o nome: bicho geográfico.

Os vermes ficam mais ativos durante a noite e, consequentemente, é neste período também que aumenta a coceira. Para aliviar, uma solução é colocar uma bolsa de gelo no local onde o verme está.

Como tratar e evitar?

O diagnóstico pode ser feito por meio da observação das lesões bastante características, assim como do relato das coceiras apresentadas.

A verminose é tratada por meio de pomadas vermicidas ou vermífugos que devem ser ingeridos que, em casos mais brandos, duram entre 10 e 15 dias.

Para evitar, a melhor forma é impedir o acesso dos cães e gatos às praias, assim como tanques de areia e parques de escola, mas também andar sempre calçado e não sentar livremente na areia, mas em esteiras ou cadeiras.

É importante também sempre realizar exames nos cães e gatos, ministrando vermífugos para que estejam sempre protegidos.

Pedagogo, graduando em Direito, pesquisador das relações de gênero e raciais, e apaixonado por justiça social. Criador do portal Toda Disciplina, onde compartilha conhecimento e debates sobre educação, direitos humanos e cultura.

Publicar comentário